segunda-feira, 8 de agosto de 2011

UNE: Uma olhada mais de perto



Muitos me disseram que ela era vendida, que não se poderia esperar nada dela e tudo o mais. Como não sou de me deixar levar por opiniões dos outros, decidi ir no congresso da UEE-SP (União Estadual dos Estudantes).
E não é que estavam certos?



Vou apresentar o cenário: a situação é formada pela UJS (União da Juventude Socialista). Apesar de se declarar sem filiação partidária, a esmagadora maioria dos seus membros são pró- PCdoB. Seus grupos aliados incluem juventude do PMDB e PT, que por um acaso do destino, são partidos coligados do PCdoB, mas lembrem-se, não há ligação partidária. A maior parte (óbvio) era da UJS, e havia uma imensa quantidade de babacas e idiotas que iam com o único objetivo de zuar e ficar berrando no dormitório no meio da madrugada como se fosse uma coisa a se orgulhar.

Aí temos a "Oposição de Esquerda", que honestamente, não lembro o nome de nenhum dos grupos envolvidos. Só lembro que são ligados ao Psol. Era um grupo beeeeemmmm menor, com um pessoal com roupas meio estranhas, que ao contrário da UJS que ia com onibus alugados, iam todos com carros. Era um pessoal estranho que, as 23h, se reuniam no gramado em círculo como se estivessem fazendo um ritual de bruxaria neopagã. Sinistro.

Aí fomos ao debate.
Primeiro Tema: Prouni. A oposição era contra, e dizia que deveriam conseguir mais espaço em públicas por possuírem mais renome. A situação era a favor, dizia que não havia como arranjar espaço para tanta gente em públicas e acusavam a oposição de preconceito.
Ok. Foi no segundo tema, que a coisa se revelou.

Código Florestal. O Código velho diz que, aqueles que desmatarem mais do que uma % permitida, perderão suas terras para ONGs estrangeiras (ou algo parecido). O Novo anistia todo agricultor que tenha até 40mil hectares.
A situação, por ser ligado ao PCdoB que fez a proposta, era a favor do Novo Código, dizendo que se ele não for implantado, prejudicaria o pequeno agricultor, que precisou desmatar para sobreviver. O que é verdade.
A oposição disse, por outro lado, que esse Código proposto protegeria os Latifundiários, ja que 40mil hectares é muita terra, e esses, em sua sede por lucro, são os que mais desmatam. O que também é verdade.
Não seria inteligente, alterar o código para anistiar o pequeno agricultor e punir o grande? Seria, mas nós não estamos tratando de inteligência aqui.
Em vez disso, ambos os lados ficavam se acusando. A situação acusava a oposição de apoiar o "Imperialismo Europeu", que queria passar as terras para mãos de ONGs para ficarem de olho nas nossas riquezas. Esta, por sua vez, acusava a situação de servir aos "Latifundiários".
Será que os dois lados não perceberam que poderiam encontrar um meio termo? Lógico que perceberam.

Mas isso não se trata de buscar uma solução. Se trata de decidir qual partido, PCdoB ou Psol, terá o poder na UNE. E com total certeza, as acusações de um sobre o outro estão certas.
No fim, quem vence, são as elites: nacionais ou estrangeiras. O que importa, se não for o povo?

Um comentário:

  1. essa ai é um embate antigo, aqui em santos tbm temos problemas desses, hj a sede é auto-gestionado por sua maioria anarquistas e libertários, mas qm tem a presidencia é uma galera partidária, agente tem um bom dialogo com eles até, mas é dificil mesmo fazer as coisas, o lance é ocupar mesmo, sempre pretensão de cargos e tirar esses aparelhos das mãos desses estrategistas baratos, abrazzz!

    ResponderExcluir