segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Desabafo de um Revolucionário Revoltado

Sabe, às vezes olho os movimentos revolucionários, e até mesmo anarquistas, dos dias de hoje e imagino o quanto Proudhon, Bakunin e Malatesta devem estar gritando no túmulo. Porque, honestamente: é muita burrice para uma geração só.




Vamos analisar mais de perto.
Anonymous. Possui um forte potencial, com sua forma de organização descentralizada e horizontal, é uma das melhores promessas que possuimos no mundo revolucionário. Até mesmo o personagem V, que inspirou o movimento, é um anarquista.
Mas a burrice impera. O movimento se declara "apolítico".
Apolítico é um time de futebol que aceita pessoas de qualquer ideologia. Apolítico é uma ONG ou um grupo religioso. Apolítico é o meu p**.
Anonymous esta desafiando governos, corporações e instituíções diversas ao redor do mundo, que sustentam o atual sistema global do neoliberalismo. Declara que seus objetivos são Liberdade e Igualdade. No entanto, quando seus membros são indagados sobre com o que substituir esse Sistema a ser derrubado, a resposta é: não vem ao caso, somos apolítico.

Ok. Estamos nos esforçando para derrubar um Sistema politico-economico mundial e não temos nenhuma proposta. Isso, ao menos, "oficialmente". É óbvio que, cada um dos membros do Anonymous deve ter suas próprias ideias do que vem depois. E aí mora o problema.

Olhemos na Revolução Francesa. Não era algo simples. Dentro dos revolucionários, haviam duas vertentes fortes, logo de cara: jacobinos e girondinos, que tão logo assumiam o poder, guilhotinavam uns aos outros.
Temos a Revolução Russa, onde os Bolcheviques traíram seus antigos aliados (anarquistas incluso) e depois começaram a se matar (Stalin x Trotsky). Até mesmo nas atuais Revoluções Árabes, onde Democratas e Teocratas lutam lado a lado a Socialistas e Liberais (dentre outros).

O Anonymous deve ser uma mistureba de ideologia. Ah, mas " nós somos todos contra um mesmo inimigo, o sistema corrupto atual". O problema é que esse "nós" inclui muita gente. Anarquistas são contra o sistema atual. Mas fascistas, nazistas, integralistas, stalinistas, maoístas, marxistas, trotskystas, liberais, social-democratas, monarquistas, teocratas, tecnocratas também são. Tão logo o neoliberalismo caia por uma "mega revolução", algo vai ter que substituir o modelo atual. E quando a hora chegar, quem pode mais, chora menos.

Como sabem, sou anarquista, mas não precisam sê-lo para concordar comigo: Fascismo não é bom para ninguém, nem suas versões tupiniquim (Integralismo) ou racista (Nazismo). Monarquia...nem de longe oferece liberdade. As várias tentativas de Marxismo tão aí até hoje, e não acho que Cuba, Coreia do Norte ou a falecida URSS sejam ideais de se morar. Liberalismo colocaria um Capitalismo mais selvagem que o atual, Social-Democracia seria simples reformas ineficientes enquanto Tecnocracia e Teocracia são duas faces da mesma moeda autoritária.
Se no fim do grande plano do Anonymous, os anarquistas não forem a ideia dominante, a coisa não irá melhorar, e pode até piorar.

Porém, ao menos aqui no Brasil, os anarquistas estão meio que...agindo como idiotas. Em vez de correrem atras de grupos e movimentos sociais, conseguir apoio, participar das ações e revoluções como defendiam Bakunin e Malatesta (e todos os outros com cérebro), a maioria decidiu sentar e realizar aquela famosa e terrível ação: xingar no orkut e outras redes sociais.

Minha cara diante disso:


Poisé.
"Vamos nos aproximar do MST/UNE/Sindicatos?"
"Mimimi, não, eles são comprados pelo PT/PCdoB/Psol/Pokralhoa4 mimimi"
"Vamos nos aproximar do Movimento Zeitgeist?"
"Mimimi, não, eles são muito científicos, muito tecnocratas, muito isso, mimimi"
"Vamos participar de uma marcha contra corrupção?"
"Mimimi, não, terão nacionalistas e PSDB mimimi"
"Vamos participar do Anonymous?"
"Mimimi, são armas dos Illuminati/Fascistas/PT/China, ou são apenas baderneiros mimimi"
"Vamos fazer a Revolução?"
"Não temos por onde começar...o povo é muito ignorante =/ "

Não temos por onde começar. Depois dessa, me pergunto se não seria bom que o Aquecimento Global nos varresse do planeta.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário