quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Revolução 2.0: A Revolta dos Alienados

Eu pensei que depois do meu desabafo em outro post, não iria precisar voltar nesse tema.
Infelizmente, a ignorância humana me obrigou a tornar a fazê-lo. E aqui estamos





Por onde começar? Vamos fazer uma análise rápida do que anda movimentando pessoas hoje em dia:
Temos o Anonymous, que já fora mencionado de forma rápida no blog. Tivemos a Marcha da Liberdade (feito por adolescentes maconheiros da classe média reformistas que ficaram revoltados devido a repressão da Marcha da Maconha) e há o "Democracia Real Já", em solidariedade as manifestações mundiais que começaram na Espanha segundo eles (etnocentrismo do cacete, alias, pois tudo começou nos países ÁRABES).

O que todos eles tem em comum? Discurso bonito, pessoas revoltadas com injustiças sociais e...total ausência de objetivo ou de causa. Como assim? Simples.

Analisemos as revoltas dos países árabes. O povo, cansado de injustiças sociais, decidiram derrubar os governos que estavam os oprimindo. Ok, mas e depois? Não existe uma meta real. Uns querem teocracias mais rígidas dos que as que viviam. Outros querem países pró-EUA, outros contrários. Democracias e Ditaduras. Não há um objetivo específico.

Mas agora olhemos as questões ocidentais, que interessam para esse artigo. Essas manifestações da "juventude" simplesmente...não tem qualquer objetivo real.
Marcha da Liberdade, por exemplo. Aquilo nada mais foi do que uma reação a repressão policial a Marcha da Maconha, fez bastante barulho e...acabou. Não deixou nada. Que diferença fez? Nem mesmo a maconha foi legalizada.

E o Anonymous? Ele é um movimento (foda-se aqueles que falam que é uma " ideia", só tão querendo pagar pau para a frase do V de Vingança, que no caso, se referia a ANARQUIA) CONTRA A CENSURA DA INTERNET. E olha que foi criado no 4chan (pesquise no google se tiver coragem), então tinha mais a intenção de ser pura sacanagem do que algo sério.
Mas depois de terem apoiado do Wikileaks, ganharam fama internacional e aí, pessoas que NUNCA tinham sequer ouvido falar nele, começaram a entrar e se sentir mudando o mundo. Infelizmente, companheiros, videos e frases com clima cinematográfico não fazem uma Revolução. Desculpe.

Supondo que podemos levar o objetivo inicial do Anonymous como algo sério (bons tempos quando Anons era referencia para frequentadores do 4chan), o foco dele era CENSURA A INTERNET. Ele não tem propostas para o mundo real! Ele é um movimento contra o atual modelo de sociedade, mas não possui qualquer proposta inteligente e com fortes bases.

E isso não se limita ao Anonymous, mas a maioria das manifestações recentes.
Na cabeça desses jovens, TUDO que veio antes é "lixo do mesmo saco", e por isso tratam ideias diferentes entre sí como iguais. E isso é perigoso.

As ideias anarquistas, que sempre foram CONTRA OPRESSÃO, EXPLORAÇÃO, DESIGUALDADE e vários outros males da sociedade estão sendo tratadas com arrogância e preconceito por parte desses adolescentes, que nem se dão ao trabalho de saber o que falam.
Por outro lado, ideias Fascistas e Nazistas, que deveriam ser vistas com medo e preocupação, estão sendo tratadas como "opção pessoal" de participantes. A diferença é que os anarquistas, por serem contra liderança, precisam convencer cada pessoa de suas ideias. Os fascistas e outros autoritários, não, pois só precisam convencer as massas a seguirem algum líder carismático.

Dizem que quem não sabe História, corre o risco de repetí-la. Pois então. Esse bando de rebeldes sem causa estão apoiando manifestações e revoltas sem ter qualquer planejamento do que vem depois. Como se qualquer resultado a suas ações, fosse lucro ja.

Se esquecem que depois da Revolução Francesa veio Napoleão, e depois da Russa veio Stálin.
Se esquecem que revolta e insatisfação sem objetivos permitiram Hitler de chegar ao poder.

Todos esses grupos e movimentos estão tão preocupados em conseguir unidade, que estão esquecendo de conseguir qualidade. E nessa onda instável de manifestação, podem abrir uma porta que depois será dificil de ser fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário