terça-feira, 7 de junho de 2011

Por que não sou: Capitalista

" O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que[...] tivesse gritado a seus semelhantes: `Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!´ "
-J.J Rousseau




Para entender melhor a questão, antes de mais nada precisamos realizar uma análise sobre a Propriedade Privada. Não se tem certeza exata de como ela surgiu, apesar de Marx, em seus estudos estipular uma provavel origem.

No início, o homem era nômade, e vivia em pequenos grupos, sobrevivendo de coleta e caça. Mas há uns 10mil anos aproximadamente, nossos antepassados aprenderam agricultura e pecuária, se estabelecendo e tornando-se sedentários.
Com o tempo, entretanto, alguns membros da comunidade começaram a adquirir poder, ao ter controle dos meios necessários para se sobreviver, como a posse de terras. Assim nasceu a Propriedade Privada. Aos desprovidos dela, só lhes restavam trabalhar para os proprietários e atender suas exigências. E estes com poder, para representar seus interesses e protegê-los dos subjugados, desenvolveram o Estado.

A partir daí se desenvolveu o que Marx chamou de Luta de Classes, na qual o povo explorado e a elite, com interesses contrários, passavam a brigar. O primeiro pela sua libertação e o segundo para manter seu poder.
No feudalismo, por exemplo, tinhamos a Nobreza que, por controlar a terra, tornava-se a proprietária, enquanto aos servos trabalhavam.

Com o Capitalismo, no entanto, surgiram duas novas classes: a burguesia, proprietária das fábricas e dos meios de produção no geral, e o proletariado, que apenas tinham a opção de vender sua força de trabalho e serem totalmente explorados por seus patrões. Esse é o modelo economico atual.

No entanto, apesar de muitos confundirem, o Capitalismo é um modelo economico, não ideologico ou necessariamente político, por isso todos os grupos abaixo podem ser considerados capitalistas.

Socialismo Científico / Marxista (Ex: Coreia do Norte, Cuba, ex-União Soviética): O Estado é o único proprietário. Os burocratas/políticos são os burgueses. O Governo é o patrão do povo.

Liberalismo Minarquista (Ex: Países Capitalistas antes da crise de 29): O Estado existe para cumprir funções mínimas, como garantir proteção e segurança. A maioria de todo os outros serviços são privados. Ausência de leis trabalhistas. Cedo ou tarde acaba por entrar em crise economica.

Liberalismo Radical/ "Anarco"-Capitalismo: Semelhante ao anterior, mas rejeita até mesmo o Estado mínimo. TUDO é privatizado. O Mercado, através da demanda e procura, automaticamente regularizaria tudo. Provavelmente sofreria colapsos sociais agressivos. Nunca foi tentado.

Neoliberalismo (Ex: maioria dos países atuais): Defende que o Estado possa interferir na economia regularmente.

Fascismo/Nazismo: O Estado é forte e pode controlar a economia, apesar de não concentrar as propriedades (permitindo a existencia de empresários e outros proprietários).

Fica claro, então, que o modelo capitalista, assim como todo modelo baseado na Propriedade Privada, é criminoso e baseado na desigualdade e na escravidão, direta ou indireta. Se o Estado é fraco, se torna um fantoche nas mãos da classe rica, como os atuais megaempresários e banqueiros. Se é forte, torna-se um ditador que colocará todo o povo a seu serviço.

Liberais radicais, que colocam no Estado a "culpa" de tudo, tentam se aproximar dos anarquistas se denominando "Anarco-Capitalistas". Irão falar palavras bonitas e dizer que "temos direitos a propriedade", "que é um ataque a liberdade impedir que usurfruamos do que produzirmos".
 Lembrem-se do que disse Bakunin: "Liberdade sem Socialismo (Igualdade) é Privilégio, Injustiça. Socialismo sem Liberdade é Brutalidade e Escravidão".

"A Propriedade é impossível, porque ela é homicida".
-Proudhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário