domingo, 23 de janeiro de 2011

Anarquia

“…Anarquia, este sonho de justiça e de amor entre os homens…”
— Errico Malatesta


É com essa frase que se poderia resumir todo o ideal anarquista. No entanto, as vezes é preciso uma explicação mais detalhada para que se tire as vendas do preconceito quanto ao termo e a verdadeira compreensão de seu significado seja alcansada. E é isso que pretendo fazer neste post.

Anarquia vem do grego "anarkhos", que significa "sem governantes". Por muito tempo, essa palavra foi usada com sentido de desordem e caos, pois se associava que sem alguém para deter o poder e controlar a população, as pessoas se virariam umas contra as outras. Como foi dito uma vez: o homem é o lobo do homem.

Todavia, foi um frances chamado Proudhon que pela primeira vez utilizaria o significado de Anarquia, não como algo negativo, mas sim positivo, e se auto proclamou anarquista.

A partir desse momento, teria origem o Anarquismo, que passaria a se aperfeiçoar mais e mais através dos tempos. Diversos filosofos fariam contribuíções importantes a essa ideologia, cujas bases eram os ideais de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

O Anarquismo defende um mundo no qual cada pessoa tem o direito de viver sua vida da forma como bem quiser, e renega a autoridade e privilégios, seja de uma minoria (oligarquia) ou mesmo de uma maioria (democracia). E dentre todos os alvos de suas críticas, o maior de todos é o Estado, que, sempre sob o controle de uma elite, advoga os interesses desta, impondo sobre a população suas leis e regras.

Obviamente, tal abertura de ideias faria surgir diversas correntes e vertentes, que apresentam a sua proposta sobre como deveria ser um mundo anarquista, seja seu modelo economico, seja o modo pelo qual seria alcansado.

O ideal anarquista é muito amplo para se falar apenas em um post, e por isso abordarei certos temas em futuros textos, sendo este apenas um resumo para aqueles que não compreendem o real significado do termo. Irei também abordar temas de atualidades e questões polemicas, mas deixo avisado: tudo o que for escrito aqui parte do meu entendimento sobre o assunto. Muitos anarquistas e não-anarquistas provavelmente discordarão do meu pensamento. Um direito deles, é claro.

Então, a todos, simpatizantes ou não, sejam bem-vindos ao blog.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário